[ad_1]
As cidades do Médio Vale do Itajaí recorrerão a ajuda externa para tratar doentes de Covid-19 nos hospitais. O Consórcio de Saúde da região (Cisamvi) está consultando as necessidades de cada município para solicitar reforços ao Ministério da Saúde, que possui um banco de profissionais dispostos a atuar fora de seus estados.
A ideia, em discussão há uma semana, é importar médicos e profissionais de enfermagem para atuar emergencialmente na rede hospitalar. Por causa da Covid-19, hospitais de Blumenau e região precisaram mais do que dobrar a capacidade de atendimento em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), sem que houvesse oferta de mão de obra especializada disponível na mesma proporção.
— Fala-se muito em respiradores, mas nosso maior gargalo é de profissionais — enfatiza o presidente do Cisamvi e prefeito de Pomerode, Ercio Kriek.
> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região via WhatsApp.
Todos os serviços de saúde também vêm operando desfalcados porque há afastamentos e até casos graves de profissionais contaminados pelo vírus. Estima-se que, em Santa Catarina, cerca de 1,7 mil profissionais de enfermagem estejam fora de combate. Quatro morreram até o momento no Estado.
Segundo o diretor executivo do Cisamvi, Cleones Hostins, o Ministério da Saúde pode ajudar no recrutamento dos profissionais, que seriam contratados pelos municípios e hospitais. Ainda não há prazo para isso ocorrer.
Chamado de “O Brasil Conta Comigo“, o programa do governo federal cadastrou centenas de milhares de profissionais de 14 áreas da saúde. Um quinto deles é de estudantes. No pico da pandemia no Norte do país, cerca de 270 profissionais foram deslocados para reforçar os hospitais. Estados do Nordeste e ao menos um município do Rio Grande do Sul também já solicitaram apoio.
Fonte:
https://www.nsctotal.com.br/colunistas/evandro-de-assis/regiao-de-blumenau-tenta-importar-profissionais-de-saude-para-combater